Simon Baker ("The Guardian", "Smith", "O Diabo Veste Prada"), indicado ao Globo de Ouro, é Patrick Jane, um consultor independente da CBI, a agência de investigação da Califórnia, que tem um histórico impressionante de solucionar casos complicados usando suas apuradas habilidades de observação.
Jane ficou conhecido por nem sempre seguir o protocolo e pelo seu passado de semi-celebridade como um médium, cujas habilidades paranormais ele agora admite que foram forjadas.
A capacidade de Jane em solucionar uma série de casos complicados é de grande valia para seus colegas agentes. Mas a agente sênior Teresa Lisbon (Robin Tunney, "Prison Break", "Limite Vertical") resiste abertamente à presença dele na unidade e alterna entre relutantemente admitir a utilidade de Jane e reclamar do teatro, do narcisismo e da perigosa falta de limites dele.
A equipe de Lisbon também é formada pelos agentes Kimball Cho (Tim Kang, "Third Watch", "Rambo"), Wayne Rigsby (Owain Yeoman, "The Nine", "Kitchen Confidential") e a novata Grace Van Pelt (Amanda Righetti, "Reunion", "North Shore", "The O.C."), e todos admitem que Jane é um homem perdido, mas admiram o charme e o talento dele para solucionar os casos.